31/03/2005

Mulheres x homens : inveja recíproca


Há décadas as mulheres lutam para ter os mesmos direitos que os homens. Já conseguiram muito: podem entrar num restaurante sozinhas , viajar idem e até dividir as contas quando saem com o namorado.

Mas em algumas coisas, vamos reconhecer , jamais seremos iguais a eles.Não neste século , talvez no próximo.Talvez . Pense , por exemplo num homem de 45/55 anos,inteligente, charmoso , sarado, levemente grisalho, bem-sucedido no trabalho , boa-praça e simpático. Quem não gostaria e namorar um homem assim? Esse tipo de homem costuma ser o sonho de consumo de mulheres dos 30 aos 60. Agora, vamos inverter: pense numa mulher entre os 45 e os 60, inteligente, sedutora, , com os cabelos começando a embranquecer, um sucesso na vida profissional, elegante, culta, viajada.Quantos homens telefonam pra ela por dia tentando aproximar? Quantos sonham ter um romance com ela? Vamos admitir: poucos. Nenhum, talvez . É justo? Não. É assim? É. Por que será?Eu, cá com os meus botões, penso que a culpa é um pouco nossa. Esses homens ta cobiçados - estou falando dos solteiros,claro ? não costumam passar a vida procurando desesperadamente por um mulher. Já nós ? a maioria das mulheres , eu diria- pensamos muito nisso.Quase que só nisso.

Alguém já ouviu um homem dizer ?não tem mulher na praça??Mas ?não tem homem na praça? estou exausta de tanto ouvir, das gatinhas de 20 ás maduras de 60. Se já podemos fazer praticamente tudo o que eles fazem, por que precisamos tanto deles? Boa pergunta.Mas as coisas estão mudando;vocês já perceberam que eles estão querendo ficar igual a nós? Existem coisas que um machão não podia fazer e agora ficou decidido ( por eles, claro) que pode.Com o surgimento do metrossexual, eles não escondem que se depilam, fazem plástica, lipo, limpeza de pele, hidratam e pintam os cabelos, usam vários cremes para o rosto, e já existem varias marcas de produtos de embelezamento dirigidas exclusivamente para o publico masculino.Alem disso, trocam as fraldas dos filhos, usam brincos, pulseiras e anéis , e o faltam mesmo usarem saias e usarem sapato alto ( Ronaldinho Gaúcho usa até aro no cabelo) .E não é por acaso que no carnaval eles saem vestidos de mulher, usam batom, blush e não dispensam nem os sutiãs.E mais: afora resolveram entrar no sacrossanto recinto feminino , que é a cozinha.

Compram utensílios importados, vão à feira e inventam receitas; para nós mulheres sobrou o pior: lavar as penelas. Um dia a gente chega lá.Mas a natureza nos deu o maior de todos os privilégios: o de podermos ser mães.Eles não falam disso, claro, e se Freud descobriu,cientificamente, que a mulher tem inveja do pênis,nunca mencionou a inveja deles,que não põem conceber um filho.

Compreende-se : Freud, sendo homem , puxava a brasa para a sua sardinha.A vida é muito boa,mas no dia em que deixarmos de lado essa procura insana por um amor um homem , um marido, acho que seremos muito mais felizes.E, se pintar um homem, melhor ainda.

Danuza leão.( é cronista , autora de vários livros, entre os quais as aparências enganam.)

Nenhum comentário: