Bom vou explicar...
Um livro aprovado pelo Ministério da Educação para crianças da sexta série das escolas públicas do Rio mostra como a cidade está dividida entre áreas de atuação de traficantes.
O livro, de geografia, está sendo distribuído a professores, para que avaliem o conteúdo. A prefeitura da cidade protestou.
O livro - Geografia, Sociedade e Cotidiano - foi escrito para alunos de sexta série, crianças entre 10 e 12 anos. Logo no primeiro capítulo, os autores apresentam um mapa do município do Rio. A ilustração mostra as áreas onde atuariam as quadrilhas que comandam o tráfico de drogas.
Os pontos são distribuídos pelo mapa de acordo com as regiões da cidade. Há ainda uma foto que mostra uma operação da Polícia Civil numa favela.
O prefeito do Rio, César Maia, criticou o livro num texto divulgado pela internet. Ele questiona se o Ministério da Educação analisou o material e diz que o conteúdo “é um atentado ao ensino de geografia para crianças de doze anos”.
Um dos autores diz que nada foi inventado e que tudo foi resultado de pesquisa. “Esses dados foram divulgados pela imprensa, todas as imagens também, e o mapa, inclusive, não é uma criação nossa. É um mapa que saiu na imprensa. Nós estamos colocando num livro didático uma informação que faz parte da realidade do país. Infelizmente não tem como a gente omitir isso, afinal, a Geografia estuda uma realidade”, defende-se Márcio Vitielo, co-autor do livro.
Texto extraído do JORNAL DA GLOBO- com adaptações.
Bom, quer dizer que criança de 12 anos não pode saber que no estado no qual eles estudam não há violencia e sim paz e amor??? Que lá não existem, traficantes, lagrões, assassinos e que não existem mães e famílias chorando pela morte de entes queridos? complicado, complicado...